Básico de Opções: pt1

Opção de Compra

O titular da opção de compra (CALL) tem o direito de comprar a ação-objeto ao preço de exercício, durante o período de existência dessa opção. Vale destacar que  o titular pode, a qualquer tempo, negociar esse contrato de opção em mercado, por meio de uma operação de natureza oposta. É chamado de lançador o investidor que vende a opção no mercado mediante o recebimento de um prêmio, assumindo assim a obrigação de vender a ação-objeto a que se refere a opção caso seja exercido. No Brasil as CALLs são do tipo americano, isto é, podem ser exercidas a qualquer momento até o seu vencimento.

O lançador de uma opção de compra acredita que o preço das ações no mercado à vista irá cair a um nível abaixo do preço de exercício e, dessa forma, o titular não irá exercer a opção e ele (lançador) ganhará o valor do prêmio. Se o preço do ativo-objeto subir, aumentam suas chances de ser exercido e, por conseqüência, seus riscos.

Curva de retorno:Opção de Compra

 

Opção de Venda

Uma opção de venda (PUT) confere a seu titular o direito de vender a ação-objeto ao preço de exercício, durante o período de existência dessa opção. Além disso, o titular pode, a qualquer tempo, negociar seu direito de venda em mercado, por meio de uma operação de natureza oposta. O lançador da opção de venda recebe um prêmio e, caso seja exercido, assume a obrigação de comprar a ação-objeto a que se refere a opção.  No Brasil as PUTs são do tipo europeu, isto é, só podem ser exercidas na  data de vencimento.

O lançador de uma opção de venda acredita que o preço da ação no mercado à vista irá subir a um nível acima do preço de exercício e com isso o titular não terá interesse em exercer a opção e ele (lançador) ganhará o valor do prêmio. Se o preço do ativo-objeto cair, aumentam suas chances de ser exercido e, por conseqüência, seus riscos.

Curva de retorno:Opção de Venda

 

Prêmio

O prêmio – ou preço da opção – é negociado entre o comprador e o vendedor no momento da operação em mercado, e pago no momento da aquisição da opção. Reflete fatores como condições de oferta e demanda, prazo de vigência da opção, diferença entre o preço de exercício e o preço à vista da ação-objeto, volatilidade, dentre outros.Ao contrário do titular de uma opção, cujo prejuízo máximo é limitado, o prejuízo potencial referente a uma posição vendida a descoberto em opção de compra ou posição vendida a descoberto em opção de venda é ilimitado quando o preço do ativo-objeto se movimenta em direção contrária às expectativas do lançador.

O objetivo do lançamento de uma opção descoberta é ganhar o prêmio sem precisar investir no ativo-objeto. Entretanto, o lançador de opções descobertas deve dispor de garantias suficientes para atender a um eventual exercício da opção (que podem aumentar substancialmente se o mercado se movimentar em direção contrária à da posição do lançador).

 
Fonte: BMFBOVESPA