Riva-Keltner

A versão original do Keltner Channels foi descrita por Chester W. Keltner em 1960 no seu livro “How to Make Money in Commodities. Na época Keltner utilizava uma média simples de dez períodos do typical price = ( high + low + close ) / 3 em conjunto com um par de linhas acima e abaixo dessa média.  A largura da linha do canal era definida a partir de uma média simples de 10 períodos da diferença entre a Máxima e a Mínina da barra (amplitude).

 

Com a popularização dos PC´s, no início da década de 80, Linda Raschke apresentou uma nova versão do Keltner Channels baseada numa Média Exponencial e no Average True Range de Wilder (em posts anteriores foi explicado a filosofia do ATR). Nessa nova abordagem a linha central é dada por uma Média Exponencial (geralmente de 20 períodos) e a largura das bandas é definida pela multiplicação de um coeficiente (o default é 2) ao ATR (geralmente de 20 ou 10 períodos).

 

Apesar das mudanças nos cálculos, o que encontramos na literatura é a visão do preço trabalhar na maior parte do tempo dentro das bandas ou canais tanto nas acumulações quanto nas tendências, com o rompimento das bandas sinalizando exagero do mercado.

 

Mas por que não pensar diferente?

Essa é a idéia do indicador Riva-Keltner,  onde ao trabalhar com um coeficiente baixo conseguimos estreitar as bandas e a partir daí, durante as tendências, o preço trabalhará fora das bandas. Isso ajuda a ter uma visão não apenas dos sinais de nova tendência mas também nas indicações de sobrecompra e sobrevenda (Descolamentos). Veja os Vídeos:

 

 
Exemplo da leitura do Riva-Keltner:

 
Ilustração do Riva-Keltner